ESTUDO VALIDA
Os desafios atribuídos a mensuração na dieta têm reflexo direto na falta de evidência científica das associações entre fatores dietéticos e a maioria das doenças crônicas não transmísiveis, devido a complexidade de estudo da dieta. Como consequência, esta situação contribui para a falta de metodologias confiáveis e comparáveis para monitorar e compreender a transição nutricional e sua associação com as doenças. Um dos grandes desafios na medida da dieta refere se a estimação da porção alimentar. Este projeto trata de validar recursos visuais (e.g. álbum de fotos e forma de alimentos) para auxiliar a quantificação de alimentos consumidos pela população brasileira em perspectiva do Projeto LA-DIETA. O estudo abordou a avaliação cognitiva dos entrevistados, por meio de três estudos: avaliação da percepção, conceitualização, memória de 24-horas; além da realização de estudos qualitativos, por meio de grupos focais e entrevistas semi-estruturadas.
O estudo já gerou algumas dissertações e publicações:
Nichelle, P.G.; Almeida, C.C.B.; Camey, S.A.; Garmus, L.M.; Elias, V.C.M.; Marchioni, D.M.; da Silva, D.G.; Ocke, M.C.; Slimani, N.; Fisberg, R.M.; Crispim, S.P. Subjects’ Perception in Quantifying Printed and Digital Photos of Food Portions. Nutrients 2019, 11, 501.
Nichelle, P.G. Percepção e conceitualização na quantificação fotográfica de porções alimentares, UFPR, 2017.
Santos, N.A. A entrevista do recordatório de 24 horas: um estudo qualitativo sobre a percepção de indivíduos, UFPR, 2018.
Algumas fotos do estudo: